Regulamento do 1° Concurso de Rap do Show de Bastidores

 

Publicado em 04/05/2020

 

O Show de Bastidores, faz saber aos interessados que, no período de 05 de maio de 2020 a 06 de junho de 2020, estarão abertas as inscrições para o 1° Concurso de Rap do Show de Bastidores, exclusivamente de forma virtual. O processo de seleção e as demais etapas Classificatórias serão regidos por este Regulamento.

 

1ª Errata ao Regulamento

 

1. Das informações preliminares

 

1.1 O primeiro Concurso de Rap do Show de Bastidores tem como objetivo encontrar novos talentos no meio musical, a partir da promoção de artistas e de seus Raps autorais.

 

1.2 Sendo este concurso o primeiro Concurso de Rap Autoral do nosso site queremos promover cultura e possibilitar descoberta de novos talentos.

 

1.3 Somente serão aceitas músicas do gênero musical Rap, quaisquer músicas fora desse gênero serão desconsideradas.

 

1.4 Todo o processo de seleção e as demais etapas do concurso acontecerão de forma exclusivamente online pelo endereço eletrônico: https://festivais.showdebastidores.com.br/concurso-de-rap/

 

1.5 O concurso só permite inscrições de músicas autorais, ou seja, não serão aceitas músicas covers, regravações, ou releituras. Cada candidato terá que ter uma música de sua autoria.

 

1.5.1 Quaisquer processos judiciais relacionados à plágio ou direitos autorais são de responsabilidade do participante e sua(s) respectiva(s) música(s).

 

1.6 Candidatos menores de idade poderão participar, desde que envie uma autorização assinada pelos pais para o email, [email protected], o modelo de autorização deve ser retirado nesse link (clique aqui), juntamente com cópia do documento de identidade original com foto.

 

1.7 Poderão concorrer no Concurso apenas participantes residentes em território nacional.

 

1.8 Haverá uma premiação no valor de 1.000 reais (mil reais) para o primeiro lugar e ganhador do concurso. Além disso, para os segundo e terceiro lugares, haverá uma premiação que corresponde à anuidade (plano premium) no site show de bastidores.

 

1.9 Haverá uma taxa de 19,99 reais (dezenove reais e noventa e nove centavos) por inscrição de música autoral.

 

1.10 Ao se inscrever e efetuar o pagamento, o candidato autoriza o uso de sua imagem durante e após o concurso.

1.11 Será aceita a participação de grupos e bandas no concurso. Entretanto, a inscrição deverá ser feita no nome de apenas um dos participantes do grupo, sendo esse responsável por todas etapas do concurso e pelo respectivo grupo.

 

2. Das etapas 

 

2.1 Do processo de inscrição terá as seguintes etapas:

  1. Cadastrar no site do Show de Bastidores, a partir do preenchimento uma ficha de inscrição, na qual haverá um campo para inserir o link do vídeo (postado de forma pública no Youtube)
  2. Gerar de uma taxa de inscrição (via PagSeguro) e pagá-la, que corresponde a uma taxa de 19,99 reais (dezenove reais e noventa e nove centavos).

2.2 Do processo classificatório, que consistem em 3 fases:

  1. Na primeira fase serão abertas votações populares, em que serão selecionados os 20 candidatos mais votados que seguirão para a segunda fase.
  2. Na segunda fase os 20 candidatos selecionados na primeira fase passarão por uma avaliação pela banca do concurso composta por 5 jurados. Assim, serão escolhidos 3 candidatos para a terceira fase em ordem classificatória.
  3. Na terceira e última fase, serão anunciados os vencedores em ordem classificatória que receberão a premiação.

3. Das inscrições

3.1 As inscrições serão abertas no dia 05 de Maio de 2020 e serão encerradas no dia 06 de junho de 2020 às 21:59 (horário oficial de Brasília). As inscrições poderão ser prorrogadas única e exclusivamente pelo Show de Bastidores, sem a necessidade de nenhum aviso prévio aos candidatos.

 

3.2 A inscrição só será efetivada após o candidato realizar os dois passos seguintes:

  1. Efetuar a inscrição, a partir do preenchimento da ficha de inscrição através do link https://festivais.showdebastidores.com.br/concurso-de-rap/inscricao/. Nessa etapa é necessário enviar o link do vídeo no canal do Youtube do autor da música (haverá um campo para colagem do link). O clipe da música deverá conter no mínimo 2 minutos, podendo ser desclassificado qualquer candidato que não cumpra essa regra.
  2. Após o preenchimento da ficha de inscrição é necessário o pagamento de uma taxa de 19,99 reais, que serão gerados via Pagseguro (que pode ser feito pelo boleto ou pelo cartão de crédito/débito). 
  3. Será enviado automaticamente após o preenchimento da ficha de inscrição uma confirmação de inscrição e um link para que o participante realize o pagamento.
  4. Após o pagamento da inscrição o candidato deverá enviar o comprovante de pagamento pelo whatsapp (31-9482-6446). Caso a titularidade do pagante da taxa ser diferente do candidato, este deve informar o ocorrido junto ao envio do comprovante de pagamento, ex. Maria pagou o boleto de José, quando José enviar o comprovante deve explicar que apesar de Maria ter pago esse comprovante corresponde a sua inscrição (inscrição de José).

 

3.3 É necessário guardar o comprovante de pagamento para que esse sirva como comprovação, para que caso o nome do participante não esteja na lista de candidatos aptos para as etapas classificatórias.

 

3.4 As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet. A Ficha de Inscrição estará disponível durante o período de inscrições no site do Show de Bastidores  – https://festivais.showdebastidores.com.br/concurso-de-rap/inscricao/ –  Não havendo qualquer outro meio de inscrição.

 

3.5 O candidato e/ou seu responsável legal é o único responsável pelo preenchimento, bem como pelas informações presentes na ficha de inscrição.

 

3.6 Não haverá devolução do valor da inscrição sob situações em que o candidato preencher incorretamente e/ou falsamente qualquer uma das informações do formulário, bem como enviar incorretamente o link do vídeo, bem como nos casos de eliminação imediata.

 

3.6.1 O prazo para correção de informações referentes à inscrição ou ao link do vídeo enviado só poderão ser feitas até 24h após a realização da inscrição e do pagamento, devendo ser solicitada única e exclusivamente via email pelo endereço [email protected].

 

3.7 Quaisquer informações inverídicas ou plágio acarretarão na desclassificação do participante. Sem necessidade de aviso prévio ao mesmo.

 

3.8 Será excluído do Processo Seletivo o candidato que declarar

informações falsas, utilizar documentos falsos ou que não prosseguir conforme este

Regulamento em qualquer momento do Processo Seletivo.

 

3.9 Um mesmo candidato poderá inscrever mais de uma música, sendo necessário uma nova inscrição, bem como a realização de todas as etapas do processo (como pagamento de nova taxa, preenchimento de uma nova ficha, etc.). Porém, somente uma das músicas poderá seguir para a segunda e terceira fase das etapas Classificatórias.

 

3.10 A lista contendo as inscrições confirmadas e mais informações sobre as etapas Classificatórias serão disponibilizadas a partir de 18h do dia 21 de MAIO de 2020,  no site https://festivais.showdebastidores.com.br/concurso-de-rap/participantes/ 

3.10.1 O candidato que não constar na lista de inscrições confirmadas e que tiver feito a inscrição deverá entrar em contato com a equipe do Show de Bastidores, pelo e-mail [email protected], em até 24h após a liberação da lista de inscrições confirmadas, para solicitar revisão, sendo necessário apresentar comprovação do preenchimento da ficha de inscrição (que é enviado automaticamente) e comprovante de pagamento (que pode e deve ser salvo após o pagamento pelo Pagseguro).

 

3.11 Após a inscrição e a efetivação/confirmação do pagamento, o Show de Bastidores tem até 72h para colocar o vídeo do participante em votação, isso no caso de participantes que se inscreveram após a divulgação da primeira lista de confirmados.

 

4. Das etapas Classificatórias

 

4.1 As etapas Classificatórias serão realizadas apenas virtualmente e consistem em 4 etapas:

 

4.1.1 Será divulgada uma lista com as inscrições confirmadas e com os candidatos aptos para votação no dia 21/05/2020.

 

4.1.2 Votação popular: 

  1. Na primeira fase serão abertas votações populares em que serão selecionados os 20 candidatos mais votados e estes seguirão para a segunda fase. 
  2. Cada candidato é responsável por arrecadar os próprios votos, como por exemplo divulgando o link da votação para os amigos, divulgando pelas redes sociais, etc.O uso de meios fraudulentos, como uso de recursos fakes, para votação implicará na desclassificação do candidato sem necessidade de aviso prévio por parte da equipe e sem a devolução do valor pago pelo candidato.
  3. A votação terá início no dia 21/05/2020 e se encerrará no dia 07/07/2020.
  4. A lista divulgando os 20 candidatos selecionados será divulgada no dia 10/07/2020, a partir das 15h no endereço https://festivais.showdebastidores.com.br/concurso-de-rap/finalistas/.

 

4.1.3 Escolha dos jurados: 

  1. Na segunda fase os 20 candidatos selecionados na primeira fase passarão por uma avaliação pela banca do concurso composta por 5 jurados, também de forma virtual. Os jurados irão avaliar os 20 vídeos mais votados selecionando em ordem classificatória os 3 que julgarem os melhores. 
  2. Serão escolhidos nesta fase 3 candidatos para a terceira fase em ordem classificatória da seguinte forma: O primeiro escolhido por cada jurado ganhará 3 pontos, o segundo ganhará 2 pontos e o terceiro 1 ponto. Os candidatos com maiores pontuações serão os três escolhidos, em ordem de pontuação.
  3. Caso haja empate um sexto jurado irá decidir o vencedor.

 

4.1.4 Resultado final:

  1. Na terceira e última fase, serão anunciados os vencedores em ordem classificatória que receberão a premiação.
  2. A lista com os colocados (1°, 2° e 3°) será divulgada no dia 19/07/2020, a partir das 15h.

 

5. Dos critérios de seleção e classificação

 

5.1 Sobre o vídeo: não será avaliada a qualidade de imagem do vídeo, apenas o conteúdo musical. Será aceito vídeo com uma imagem de fundo e com o áudio da música.

5.1.1 O vídeo da música deverá conter no mínimo 2 minutos, podendo ser desclassificado qualquer candidato que não cumprir essa regra.

5.1.2 O áudio deve estar em boa qualidade, de maneira que seja possível compreender e avaliar a música.

5.1.3 Serão considerados os seguintes tópicos:

  1. Qualidade sonora (gravação, mixagem e masterização) da música.
  2. Base instrumental
  3. Dicção, afinação, interpretação.
  4. Criatividade da produção musical
  5. Letra da música
  6. Compreender e seguir o gênero musical proposto (Rap)

5.2 É importante ressaltar que alguns dos critérios podem ser subjetivos, variando para cada jurado.

 

6. Dos critérios de Eliminação imediata

 

6.1 Acarretarão em eliminação imediata os candidatos que:

  1. Enviarem uma música que não pertençam ao gênero musical RAP.
  2. Não efetuarem pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 19,99 (dezenove reais e noventa e nove centavos).
  3. Não comprovarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 19,99.
  4. Burlarem ou usarem algum meio fraudulento durante as votações .
  5. Burlarem ou usarem algum meio fraudulento durante as etapas classificatórias e durante a inscrição.
  6. Plagiarem ou usarem uma música não autoral.
  7. Enviarem músicas com conteúdo preconceituoso, tais como racista, homofóbico, misógino, machista, etc.
  8. Declararem informações falsas, utilizarem documentos falsos ou que não prosseguirem  conforme este Regulamento em qualquer momento do Processo Seletivo.

6.2 Os candidatos eliminados de forma imediata não terão o valor do pagamento da taxa de inscrição devolvido, além de não ser necessário aviso prévio para eliminação do participante nessas condições.

.

7. Do resultado final

 

7.1 A divulgação do resultado final contendo os candidatos que ocuparam os 1°, 2° e 3° lugares será publicado a partir das 15h do dia 19 de Julho de 2020, na página eletrônica do Show de Bastidores – https://www.showdebastidores.com.br

 

 

8. Dos recursos

 

8.1 Caso tenha qualquer discordância em relação à lista dos classificados em qualquer uma das etapas do processo o recurso deverá ser feito em até 24 horas após a divulgação dos resultados, pelo candidato, enviando um email para [email protected]

 

9. Da premiação

 

9.1 O prêmio para o primeiro colocado, e ganhador, será de 1.000 reais (mil reais)  mais o plano premium no site Show de Bastidores por um ano.

9.1.1 A premiação será realizada por transferência bancária e será combinada pelo vencedor em até 48 horas após a divulgação do resultado.

9.2 O prêmio para o segundo e terceiro colocados será o plano premium no site Show de bastidores por um ano.

 

10. Das disposições finais

 

10.1 Não serão aceitas músicas com viés preconceituoso, ou seja que expressam homofobia, machismo, racismo, etc..

 

10.2 O REGULAMENTO pode sofrer alterações quanto à prazos e até seu cancelamento, sem necessidade de aviso prévio aos participantes. Em caso de cancelamento o valor da taxa de inscrição será devolvida integralmente (correspondendo ao valor de 19,99 reais) aos participantes que realizaram e possuem comprovante de pagamento.

 

10.3 Quaisquer dúvidas devem ser enviadas para o email [email protected]. ou pelo whatsapp 31 9482-6446

 

10.4 Quaisquer meios fraudulentos, em qualquer uma das etapas do processo, acarretarão na desclassificação do candidato,sem a necessidade de aviso prévio e sem a devolução do valor pago pelo candidato. Além disso, caso seja descoberta alguma fraude após o fechamento do Festival o candidato, caso seja ganhador, deverá devolver o prêmio e a banca irá passar a premiação para o colocado excedente.

 

10.5 Haverá um período de inscrições e votações concomitantemente, que funcionará da seguinte forma:

  1. Abertura das inscrições no dia 05 de maio de 2020
  2. Início das votações no dia 21 de maio de 2020 com continuação das inscrições
  3. Fechamento das inscrições no dia 06 de junho de 2020 com continuação das votações
  4. Fechamento das votações no dia 07 de julho de 2020.

10.5.1 Optamos por estender as votações após o fechamento das inscrições por mais 30 dias, para que caso alguém se inscreva depois do início das votações ainda haja tempo de conseguir votos. Além disso, optamos por fazer esse tempo concomitante para acelerar o processo do concurso, de modo que os resultados sejam obtidos mais rapidamente, evitando processos longos e desgastantes para os participantes.

 

10.6 Candidatos que desistirem em algum momento do processo de seleção, não terão o pagamento ressarcido.

      

 

11.  Do prazo de validade 

11.1 Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, tendo sua validade encerrada depois de 72 horas decorridas após a divulgação do resultado final.

 

 

 

Anexo I – Cronograma

 

Anexo II – Ficha de autorização dos responsáveis